Transparência corporativa: como impacta a governança?
A transparência corporativa consiste em divulgar informações da empresa de forma clara, acessível e verdadeira a todos os que se relacionam com o negócio, como investidores, funcionários, clientes e órgãos reguladores. A prática fortalece a governança, reduz riscos, melhora a tomada de decisões e aumenta a confiança do mercado.
Empresas transparentes têm como característica a adoção de uma comunicação aberta, por meio de prestações de contas periódicas, com dados reais e em conformidade com normas regulatórias. Um dos objetivos é garantir um ambiente ético e sustentável.
Uma cultura organizacional que tem como base a transparência melhora a governança porque evita desentendimentos, a liberação de informações contraditórias e, por consequência, constrói uma imagem empresarial mais confiável e honesta.
Siga a leitura e entenda mais sobre esse conceito, como implementá-lo e quais vantagens traz para o seu negócio.
Qual o impacto da transparência corporativa na governança?
A transparência corporativa causa um grande impacto na governança porque é a base para a construção de fluxos de comunicação abertos, claros, realistas e idôneos. Companhias que adotam esse conceito ganham mais credibilidade junto aos stakeholders e destaque positivo no mercado em que atuam.
A partir desse pilar, os gestores fortalecem a governança e a tornam mais eficiente, ética e sustentável, pois garantem tomadas de decisão baseadas em informações precisas e acessíveis.
Ao trabalhar dessa forma, constroem uma cultura organizacional muito mais responsável e engajada com o cumprimento de normas e regulamentações.
Além disso, a transparência cria um ambiente de confiança, incentiva o envolvimento dos colaboradores, a fidelização de clientes e a atração de investidores, e ajuda a consolidar a empresa como referência no setor.
Estes são outros pontos positivos da transparência corporativa:
- redução de riscos de corrupção e fraudes: a transparência dificulta práticas ilícitas ao tornar processos e decisões mais visíveis e auditáveis;
- aumento do nível de confiança dos investidores e clientes: decorrente do acesso claro a informações, o que reforça a confiança junto aos stakeholders;
- melhora do ambiente interno: visto que ajuda a evitar conflitos e a promover a ética nos negócios.
Como construir uma cultura organizacional baseada em transparência?
Para construir uma cultura organizacional baseada em transparência, você deve:
- definir valores e compromissos;
- criar canais de comunicação abertos;
- incentivar e facilitar a prestação de contas;
- divulgar informações de forma acessível;
- elaborar um código de ética e conduta bem estruturado e aplicado;
- capacitar os profissionais;
- garantir um ambiente seguro para feedbacks;
- usar a tecnologia para auditoria e monitoramento de processos;
- promover a melhoria contínua.
Entenda cada uma dessas etapas.
1. Definir valores e compromissos
Comece com a definição clara dos valores e princípios da sua empresa, com destaque para a importância de um fluxo de comunicação aberto e da honestidade em todas as ações corporativas.
Para tal, é necessário:
- identificar e definir o que, para o seu negócio, representa um valor íntegro e claro em relação à troca de informações;
- instituir um compromisso formal, alinhado à missão da empresa, e comunicá-lo a todos os interessados, da alta gestão até os colaboradores;
- reforçar esse comprometimento em todas as ações da sua companhia, inclusive na visão e missão corporativa.
2. Criar canais de comunicação abertos
Consiste em definir meios eficazes para compartilhamento de informações na empresa, para garantir que todos, independentemente do nível hierárquico, acessem dados relevantes com facilidade.
Precisa incluir também um processo de comunicação aberto com os demais stakeholders, a exemplo de canais que promovam transparência na gestão de fornecedores e que aprimorem o relacionamento com esses parceiros comerciais.
3. Incentivar e facilitar a prestação de contas
O objetivo aqui é garantir a atribuição de responsabilidades perante cada ação, o cumprimento de compromissos e o compartilhamento de resultados de forma aberta e clara.
Para incentivar e facilitar a prestação de contas, você pode:
- estabelecer metas alcançáveis e mensuráveis para cada departamento;
- padronizar relatórios que ajudem a visualizar os resultados das atividades;
- realizar avaliações de desempenho individuais e em grupo.
4. Divulgar informações de forma acessível
Defina a forma de distribuição das informações conforme o perfil de cada grupo que as receberá. Analise, por exemplo, quem tem acesso fácil e rápido a ferramentas digitais, e para quem é melhor fornecer materiais físicos.
Aqui, é fundamental garantir que ninguém se sinta excluído ou desinformado, e para atingir esse objetivo, é importante:
- usar linguagem clara e livre de termos técnicos;
- criar relatórios simples e de fácil leitura para evitar interpretações equivocadas;
- manter os dados organizados e acessíveis para consultas a qualquer momento.
5. Elaborar um código de ética e conduta bem estruturado e aplicado
O código de ética e conduta é um documento que define as expectativas de comportamento ético em uma empresa e as consequências do descumprimento desse parâmetro.
Para elaborar o da sua empresa, considere os valores, perfil do negócio e do público-alvo. Defina ainda normas e respostas a diferentes cenários, a exemplo de situações de conflitos de interesse e quebra de confidencialidade, e as penalidades para cada uma.
Divulgue amplamente o código de ética e conduta e, se necessário, promova um treinamento com os interessados.
6. Capacitar os profissionais
Por falar em treinamento, é fundamental usar esse recurso para garantir que os profissionais entendam a importância da transparência corporativa e como praticá-la no dia a dia.
Aborde temas como ética, conduta, conformidade e comunicação aberta, e inclua todos os níveis hierárquicos.
7. Garantir um ambiente seguro para feedbacks
Trata-se de construir um ambiente no qual todos se sintam confortáveis para dar e receber feedbacks construtivos, sem medo de represálias.
Para construir esse cenário, o ideal é:
- criar canais anônimos, como pesquisas de clima e caixas de sugestões, para os funcionários compartilharem suas opiniões a qualquer momento e sem receio;
- promover uma cultura de feedback contínuo para todos os cargos, com foco em soluções construtivas;
- reforçar a importância desses diálogos como uma ferramenta de melhoria contínua e não como recursos para críticas pessoais.
8. Usar a tecnologia para auditoria e monitoramento de processos
As ferramentas tecnológicas ajudam a acompanhar, auditar e garantir a conformidade dos processos internos e, por consequência, a promover mais transparência em todas as atividades da empresa.
Um ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, centraliza dados e facilita a troca de informações entre os departamentos.
Um SRM (Supplier Relationship Management) otimiza a gestão de fornecedores, automatiza processos, como a homologação, e aprimora o relacionamento com esses parceiros comerciais.
Inclusive, há a possibilidade de integrar ambos os sistemas e, assim, aproveitar dados e potencializar diversas atividades.
9. Promover a melhoria contínua
Por fim, é fundamental buscar a melhoria contínua da governança e da construção de uma cultura organizacional transparente. Para obter essa continuidade, considere adotar práticas como:
- revisão regular dos processos internos para identificar falhas e necessidade de ajustes;
- treinamentos e ações para engajar a participação dos times;
- acompanhamento de leis e normas para garantir a atualização de políticas internas e códigos de conduta.
Adote a transparência corporativa hoje mesmo!
Como você viu, a transparência corporativa é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer organização. Ao adotar esse conceito, você fortalece a governança e constrói uma cultura organizacional mais sólida e confiável.
Por consequência, cria um ambiente de trabalho mais ético, responsável e eficiente e que reflete direta e positivamente no relacionamento com os stakeholders.
Comece hoje mesmo e destaque o seu negócio dos concorrentes!
Este artigo foi escrito pela Linkana, o SRM que funciona! Homologue fornecedores em segundos, não semanas. Economize tempo nesse processo ao automatizar e integrar aprovações de maneira simples e rápida.
