Prazo para participar da consulta do novo Plano Nacional do Livro e Leitura termina em 8 de agosto

Prazo para participar da consulta do novo Plano Nacional do Livro e Leitura termina em 8 de agosto
Imagem: www.pixabay.com
Anuncio
A população brasileira tem até o dia 8 de agosto para participar ativamente da consulta pública a respeito do novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) — uma iniciativa dos Ministérios da Cultura e da Educação com o objetivo de traçar os rumos da leitura, literatura e políticas do livro no Brasil para a próxima década.

Discutir o futuro da leitura no Brasil é construir pontes entre mundos possíveis. O novo Plano Nacional do Livro e Leitura convida você a compartilhar sua visão sobre o papel do livro, das bibliotecas e do incentivo à literatura — seja como leitor, educador, escritor ou alguém movido pelos impactos positivos que o acesso à leitura provoca no cotidiano das pessoas.

Por dentro da consulta sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura

A consulta pública sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura está aberta na plataforma Participa + Brasil até 8 de agosto. O objetivo é simples e fundamental: dar voz aos brasileiros na construção de políticas para o universo do livro e da leitura, ouvindo diferentes olhares sobre bibliotecas, literatura, escrita e circulação do conhecimento. Essas contribuições vão orientar o desenho das estratégias e ações para o PNLL do período entre 2025 e 2035.

Anuncio

Agora, quem quiser opinar sobre investimentos em bibliotecas, formação de leitores, eventos literários e democratização do acesso ao livro pode fazer parte diretamente desse processo, sugerindo ideias para fortalecer o ecossistema do livro em todo o Brasil.

Plano Nacional do Livro e Leitura: como funciona e por que participar

O PNLL é o grande guia das políticas públicas brasileiras para a promoção do livro e da leitura. Ele integra tanto o poder público quanto a sociedade civil em torno de um conjunto de ações e metas para valorizar a leitura em todas as regiões do país. Leitores, educadores, bibliotecários, gestores culturais e autores são convidados a pensar juntos como impulsionar o acesso ao livro, formar novos leitores, incentivar escritores e fortalecer as bibliotecas.

O documento final, resultado desse processo participativo, serve como bússola para estados, municípios e organizações utilizarem melhor recursos — sejam eles financeiros, de gestão ou formação profissional — sempre focando ambiente de leitura mais amplo, bibliotecas vivas, escritores reconhecidos e a pluralidade literária da nossa gente.

Anuncio

O impacto do PNLL para o cotidiano do brasileiro

Além de embasar diretrizes governamentais e políticas de incentivo, o Plano Nacional do Livro e Leitura é fundamental para tornar o livro mais presente no dia a dia das famílias, escolas e praças. Ele estimula não apenas a construção e modernização de espaços de leitura, mas também o surgimento de novas iniciativas culturais: clubes de leitura, feiras literárias, oficinas de escrita e outras portas de entrada para o fascinante mundo dos livros.

O engajamento da sociedade garante que o PNLL espelhe a diversidade do Brasil e contemple as demandas reais de seus leitores. Participar dessa consulta é garantir que mais crianças tenham acesso a histórias que as representem, que bibliotecas comunitárias sejam reconhecidas e apoiadas e que haja fomento à publicação de autores de todas as regiões e contextos sociais.

Como participar e deixar sua marca na história da leitura nacional

Sem mistério: basta acessar a plataforma Participa + Brasil, localizar a consulta pública referente ao PNLL 2025-2035 e enviar suas sugestões. Não importa se você tem uma ideia inovadora, uma demanda antiga ou um sonho relacionado à leitura: cada voz conta para construir um plano mais justo, acessível e representativo.

Se você quer que os próximos anos sejam marcados pela valorização do livro e da literatura, agora é o momento de agir. O livro que transforma começa com a sua palavra dentro desse plano.

Continue explorando outros temas e descubra mais conteúdos que podem inspirar o seu dia!

Fonte: Agência Brasil

Anuncio

SB em Revista

O melhor conteúdo da web você encontra aqui!