Como saber se tem alguém roubando seu Wi-Fi em segundos

Como saber se tem alguém roubando seu Wi-Fi em segundos
Anuncio

Sabe quando você está tentando assistir à sua série favorita e a internet trava do nada? Ou quando o Wi-Fi fica lento mesmo estando só você em casa? Pode ser que alguém esteja usando sua rede sem permissão, e a boa notícia é que dá pra descobrir isso rapidinho, sem complicação.

Olha só, já passei por isso: cheguei em casa, fui conectar o celular e percebi que a internet estava mais lenta que tartaruga. Aí comecei a desconfiar. Será que tem um vizinho esperto usando meu Wi-Fi? Se você já sentiu essa pulga atrás da orelha, vem comigo que eu te mostro como investigar isso em poucos segundos.

E o melhor: não precisa ser nenhum gênio da tecnologia pra fazer isso. É tão simples que até minha mãe, que mal sabe trocar a senha do celular, conseguiu. Bora descobrir?

Anuncio

Leia também:

Por que sua internet tá tão lenta?

Vai por mim, nem sempre a culpa é da operadora. Às vezes, tem alguém usando sua rede sem você saber. Pode ser um vizinho, um amigo que pegou a senha e “esqueceu” de contar, ou até um espertinho que descobriu sua senha fraca. Quando isso acontece, sua internet fica dividida, e aí já viu: tudo trava.

Pensa assim: sua rede é como uma pizza. Se tá todo mundo pegando um pedaço, sobra menos pra você. E o pior é que, além de deixar tudo lento, isso pode até ser perigoso, porque quem tá na sua rede pode bisbilhotar seus dados. Então, bora checar isso agora?

Anuncio

Primeiro passo: olhe no seu roteador

A maneira mais rápida de saber se tem alguém roubando seu Wi-Fi é dar uma espiada no painel do roteador. Todo roteador tem uma página onde você vê quem tá conectado. É tipo uma lista de convidados da sua rede. E calma, não precisa de curso de informática pra fazer isso.

Abre o navegador no celular ou no computador e digita o endereço do roteador — normalmente é algo como 192.168.0.1 ou 192.168.1.1. Esse número costuma estar escrito no próprio roteador, na parte de trás ou embaixo. Se não achar, dá uma olhada na caixa dele ou no manual. Depois, é só colocar o login e a senha. Se você nunca mudou, pode ser algo como “admin” e “admin” (mas troca essa senha depois, hein!).

Veja quem tá conectado na sua rede

Quando você entrar no painel, procura uma aba tipo “Dispositivos Conectados” ou “Clientes DHCP”. Cada roteador chama de um jeito, mas é bem intuitivo. Ali, você vai ver uma lista com todos os aparelhos que estão usando seu Wi-Fi. Pode ser o nome do celular, do notebook ou até algo genérico como “Dispositivo Desconhecido”.

Olha só: uma vez fiz isso e vi um “Smartphone X” que eu não conhecia. Era o celular de um amigo que veio em casa e conectou sem me avisar. Se você ver algo estranho, como um dispositivo que não é seu, é sinal de que tem alguém na sua rede. E agora, o que fazer? Calma, é mais fácil do que parece.

Teste com um aplicativo simples

Se mexer no roteador parece complicado, tem outra opção: usar um aplicativo. Existem vários apps grátis que mostram quem tá na sua rede em segundos. Eu gosto do Fing ou do NetCut, que são super simples de usar. É só baixar, conectar no Wi-Fi e pronto: eles mostram todos os dispositivos.

Sabe quando você tá numa festa e vê alguém que não foi convidado? Esses apps são como um segurança que aponta: “Olha, esse cara aqui não é da sua turma”. E o melhor: muitos deles até dizem o tipo de aparelho, como “Smart TV” ou “iPhone”. Se aparecer algo que você não reconhece, já sabe que é hora de agir.

Como bloquear os intrusos

Encontrou um dispositivo estranho? Hora de botar ele pra fora. No painel do roteador, você pode bloquear o aparelho direto. Procura a opção de “Bloquear” ou “Filtro de MAC” (cada roteador tem um nome diferente). É só clicar no dispositivo invasor e mandar ele pro espaço.

Se preferir, troca a senha do Wi-Fi. Escolhe uma senha forte, com letras, números e símbolos, tipo “Caf3ComL3ite2025”. Depois, reconecta todos os seus aparelhos com a nova senha. Quem tava usando sem permissão vai ficar de fora. Fiz isso uma vez e minha internet voltou a voar!

Dicas pra proteger sua rede

Pra evitar que isso aconteça de novo, anota essas dicas rápidas:

  • Troque a senha regularmente: Tipo de 3 em 3 meses, pra manter os espertinhos longe.
  • Esconda o nome da rede: No roteador, desative a opção “Transmitir SSID”. Assim, sua rede não aparece pra qualquer um.
  • Use criptografia forte: Escolha a opção WPA3 ou WPA2 no roteador. É mais seguro.

Sabe quando você tranca a porta de casa? Proteger o Wi-Fi é a mesma coisa. Com esses cuidados, ninguém vai roubar sua internet de novo.

E se o problema não for um invasor?

Às vezes, a lentidão não é culpa de ninguém roubando. Pode ser que seu roteador tá mal configurado ou que tem muitos aparelhos conectados. Uma vez, percebi que minha Smart TV tava atualizando um monte de apps em segundo plano e “comendo” toda a banda. Se quiser, dá uma olhada em como ajustar seu roteador pra melhorar a velocidade.

Quer saber mais sobre como deixar sua internet mais rápida ou descobrir outros truques pra tecnologia do dia a dia? Continua navegando pelo blog e encontra várias dicas que vão te ajudar a tirar o máximo da sua rede e dos seus aparelhos!

Anuncio

SB em Revista

O melhor conteúdo da web você encontra aqui!