Como adaptar a casa para receber um novo animal de estimação

Desde os cuidados com móveis até a escolha do local ideal para o pet dormir: saiba como preparar sua casa para um novo amigo
A chegada de um novo animal de estimação é sempre um momento especial, cheio de expectativa e carinho. No entanto, para que a adaptação aconteça da melhor forma possível, é essencial preparar o ambiente doméstico com cuidado, garantindo segurança, conforto e bem-estar para o novo morador.
Desde a escolha do cantinho ideal até a organização de itens como comedouros, brinquedos e caminhas, cada detalhe faz a diferença na convivência entre o pet e a família. Pensar nesses ajustes com antecedência pode evitar imprevistos e facilitar a integração do animal à nova rotina.
O melhor de tudo é que é possível montar esse ambiente com economia. Ao planejar a compra dos acessórios e produtos necessários, você pode aproveitar um cupom de desconto Petz, que oferece ótimas oportunidades para equipar a casa com tudo o que seu pet precisa, sem pesar no bolso.
Afinal, o que é preciso mudar para a chegada de seu novo animal de estimação? Confira dicas que vão te ajudar nesta situação!
Prepare um espaço para o pet
Por mais que muitos apaixonados por animais já se vejam dividindo a própria cama com seu pet, é essencial que ele tenha seu próprio espaço. Prepare um cantinho da casa para ser exclusivo do cão ou gato, com itens que vão ajudá-lo a se manter entretido.
Nesse espaço, é indicado ter uma caminha e brinquedos, para que o animal entenda que ali é sua área. Se você já tem outros pets, é possível delimitar esse ambiente também, para que desde sua chegada o novo morador aprenda a respeitar o cantinho de seus outros amigos e se sinta à vontade.
Defina áreas de alimentação e higiene
Seu cão ou gato vai precisar de um espaço para se alimentar e outro para ser usado como banheiro. No caso de cães, se a casa tem quintal, podem ser ensinados a fazer xixi e cocô na grama. Agora, se o pet vai ficar na área interna, os tapetes higiênicos costumam ser uma ótima escolha e já possuem um cheirinho que desperta interesse em seu uso.
Para os gatos, a caixa de areia é uma ótima aliada e pode ser compartilhada com outros felinos da casa. A área de alimentação precisa ficar longe da de higiene e é onde você vai deixar itens como pratos de comida e de água.
Proteja fios e objetos frágeis
Se você adotou um filhote, saiba que ele tem energia e vai buscar por coisas diferentes que possa explorar. Para evitar que a escolha fique com fios de eletrônicos e eletrodomésticos ou objetos frágeis, mantenha isso protegido e longe da boca ou das patas do seu novo amigo.
Adotou um cão? Deixe objetos frágeis em lugares altos, onde ele não consegue alcançar. O pet é um gato? Vale considerar guardar alguns itens em gavetas e espaços em que o felino não pode entrar. Para que o foco deles não fique nesses artigos, lembre-se também de dar brinquedos e distrações.
Analise o espaço disponível
Considere o espaço disponível no seu imóvel antes de trazer seu companheiro canino ou felino para casa. Gatos se adaptam bem em apartamentos, mas precisam ter espaço para subir, pular e arranhar. Os cães também são bem-vindos em espaços menores, mas exigem mudanças na sua rotina.
Por exemplo, um Golden Retriever pede mais passeios em sua rotina, para gastar energia e não sentir que está sempre preso no apartamento. O mesmo é válido para demais cães de grande porte, que podem se adaptar melhor em casas, ainda mais se forem de guarda, como os pastores alemães. Já os pets pequenos se adaptam bem em qualquer espaço, mas também pedem por passeios e brincadeiras.